eu como cultura
08 livros sobre a culinária peruana para se inspirar
há 6 meses • Por Foodpass

A culinária peruana é uma das mais ricas e conhecidas do mundo. Isso acontece, porque além de ser um país que tem uma variedade muito grande de ingredientes e produtos fascinantes, a área tem um grande incentivo em estudo e inovações, e ao mesmo tempo possui uma extensa bagagem de incríveis tradições ancestrais milenares. Existem muitos livros sobre a culinária peruana - ingredientes, receitas e pratos típicos do país. Durante a nossa expedição ao Peru pudemos conhecer alguns desses livros maravilhosos e fizemos aqui uma seleção de 8 deles para te inspirar com essa cultura gastronômica cheia de sabores.




1. Central - Virgílio Martínez (2016)

O livro Central leva o mesmo nome do restaurante do chef latino Virgílio Martínez, localizado em Lima. Nesta produção ele reúne informações sobre ingredientes e receitas dos diferentes ecossistemas que existem no Peru e ainda, além da questão gastronômica também aborda as maneiras pelas quais a cozinha conecta as pessoas.




2. Café de las nubes, Café del Perú - Karissa Becerra Biaggioni (2010)

Um livro que conta a história do café no mundo inteiro e a sua chegada ao Peru, levando o leitor a conhecer a história das diferentes comunidades peruanas que se dedicam ao cultivo desta bebida tão conhecida. O livro mostra os diferentes tipos de cafés existentes no país e todo o cuidado dos agricultores para que este café viaje pelo mundo. Contempla 45 receitas de origem internacional, assim como de receituários peruanos antigos, que resgatam o sabor único do grão de café produzido no Peru.




3. Ceviche Power - Gastón Acurio (2016)

Uma recompilação de mais de 40 receitas dos chefs mais conhecidos do Peru e que permite fazer uma viagem por mais de 3 mil quilômetros de costa deste país andino em busca do ceviche mais delicioso. E o anfitrião desta viagem é ninguém menos do que o chef peruano mais conhecido em todo o mundo, Gastón Acurio. Ele introduz o leitor na história dos segredos de cada região e de seu ceviche mais representativo, preparados por diferentes mestres locais. Propostas clássicas ou mais experimentais convertidas em ícones da gastronomia mundial, que têm como base o peixe ou marisco da melhor qualidade, limão, cebola e um toque picante.




4. Cocina Peruana - Walter Wust (2005)

Um livro que oferece uma amostra apetitosa dos sabores básicos do Peru, com pratos e ingredientes típicos do país. A obra se converte em uma homenagem aos sabores essenciais do Peru, a partir dos quais nasceu uma nova gastronomia que surpreendeu milhares de paladares ao redor do mundo.




5. El Mercado - Rafael Osterling (2016)

El Mercado leva o mesmo nome do restaurante do chef Rafael Osterling e foi vencedor do prêmio "Melhor Livro de Chef" na edição de 2006 da Gourmand World Cookbook Awards. O livro se divide em dezesseis sessões - que vão desde ceviches, sanduíches e "causas" até coquetéis e sobremesas - e compila mais de 200 receitas que conversam intimamente com um registro visual dos ingredientes ou da preparação.




6. Andina - The Heart of Peruvian Food - Martín Morales (2017)

Um extraordinário livro ilustrado que leva o leitor a descobrir a incrível comida dos Andes peruanos, com mais de mil receitas saborosas, nutritivas e fáceis de preparar em casa. Toda a essência da tradição do Peru é reinterpretada pelo prestigioso chef Martín Morales - a gastronomia se funde com a cultura e a literatura em uma cuidadosa edição que traz delícias tanto para os apaixonados pelas tendências culinárias como para os amantes do país andino.




7. El Libro de la Quinoa - Parragon Book (2018)

Um superalimento saudável e delicioso. Se você gosta de comer bem, mas também de cuidar da sua alimentação com produtos frescos e naturais, este sem dúvidas é o seu livro. Você vai encontrar uma magnífica seleção de pratos de quinoa ricos em nutrientes, um verdadeiro presente para a vida e para o paladar. As receitas são fáceis de preparar e vêm acompanhadas de indicações que mostram se podem ser adaptadas para veganos e celíacos.




8. Superalimentos - Cinzia Trenchi (2018)

Um livro que fala sobre os superalimentos peruanos, que por natureza concentram energia com um alto teor de vitaminas, fibras e minerais. A autora ensina a introduzir corretamente esses alimentos em dietas a partir de receitas saudáveis, energizantes e que sustentam.



Boa leitura! :)


E se ficar com vontade de provar um pouco mais sobre a culinária peruana, até o dia 22/nov tá rolando a #PeruWeek2018 em todo o Brasil! São mais de 60 restaurantes com menus exclusivos a preço promocional para você provar as riquezas dos ingredientes e das receitas do país! E você ainda pode concorrer a uma viagem com acompanhante para o Peru! É isso mesmo, fotografe a sua experiência na Peru Week e torça para ganhar! Veja o regulamento completo em: www.peruweek.com.br

Thumbnail

Food Female 2019 | Encontro de mulheres da cadeia do alimento!

Canal Foodpass
0
Thumbnail

FRUTO: Alice Waters (26/01/2019)

Canal SEMINÁRIO FRUTO
57
Thumbnail

Nespresso Brasil | Talentos da Gastronomia | Episódio 8

Canal Nespresso
10.213
Thumbnail

Slow Food: Alimento Bom, Limpo e Justo para Todos

Canal Slow Food
17.404
Comunidade
O que anda rolando no nosso Instagram