agnt não quer só comida
A gente não quer só comida
há 7 meses • Por Priscila Sabará

Você tem fome de que?

A fome fisiológica é consequência imediata de um hormônio liberado sempre que nosso estômago se encontra demasiado vazio. Mas já reparou profundamente na sua fome a cada momento? Temos fome de saúde, de carinho, de estar junto, de ser surpreendido com um sabor novo e aqui que a experiência alimentar vai muito além do suprimento fisiológico de nutrientes relacionado a dietética.

Me encantam os outros aspectos do comer, estes que são de pensar!

Comida é cultura,  forma de expressão, linguagem e de conexão entre as pessoas. Transmite afeto, recupera memórias e nos confronta como a experiência estética que se manifesta em forma de arte.

O mercado de gastronomia esteve inserido no mercado de hospitalidade e a grande novidade do século XXI é entender gastronomia no mercado de entretenimento. Pensar comida como cultura nos traz novos horizontes e amplitude de investimentos, principalmente do marketing que se apropriam da cultura ao ser a plataforma de relacionamento entre pessoas, que gera conteúdos espontâneos gerando maior alcance nas mídias. A experiência alimentar torna cada refeição um roteiro construído a partir de alguns pilares de sensações. 

Os negócios já não dependem de território fixo, a experiência alimentar transbordou dos restaurantes e invadiu novos espaços e momentos: restaurantes que propõe uma jornada em diferentes ambientes, chefs que convidam para um picnic na praça, a comida como ocupação e manifestação cultural no espaço público, ir à fazenda de um produtor numa expedição, menu nas alturas – cada espaço traz uma oportunidade única de construção.

Entende que o desejo há de ser um pressuposto em um serviço perfeito, como oferecer uma água no momento da sede é um simples gesto assertivo e sincronizado. Compor o cardápio como uma sinfonia, um poema com discurso e melodia, a escolha do que servir e de como preparar estes alimentos definem de infinitas combinações de um transbordar de prazer e felicidade.



Podemos expressar teses a partir de uma refeição, explorar territórios por completo num menu de biomas, denunciar lobbys políticos ao usar um mel de abelha nativa, propor novas conexões de culturas ao servir um café da Etiópia ou mesmo resgatar memórias com um porco de lata das Minas Gerais.

A foodpass propõe um novo olhar nesta simples tese pois acreditamos que as pessoas se conectam pelo alimento e o alimento conecta pessoas.

Este blog é um espaço colaborativo que cumpre parte do nosso propósito: construir uma comunidade que se conecta pelo alimento em toda a cadeia. Um espaço aberto de expressão e reflexão para especialistas, produtores agrícolas, indústria, cozinheiros, sommeliers, nutricionistas e empreendedores.

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