agnt não quer só comida
Fru.to e Madrid Fusión | Precisamos discutir a relação do homem com o alimento!
há 3 semanas • Por Foodpass

Precisamos falar sobre sustentabilidade e valorização de produtores locais. Precisamos falar sobre o futuro da alimentação no mundo e os seus impactos ambientais, sociais e econômicos. Precisamos falar sobre eventos incríveis que focaram em discutir essas questões tão importantes, vamos falar sobre Fru.to e Madrid Fusión.

Quase na mesma data, em continentes diferentes e compartilhando das mesmas angústias, os dois eventos foram palco para debates sobre consciência ambiental e valorização de produtos e produtores locais.

Alex Atala, na abertura do Fru.to 2019 alertou: “os últimos 50 anos foram de destruição dos nossos próprios recursos, os próximos 50 serão de caos. E o primeiro passo para mudar um erro é ter consciência do erro. E nós temos.”


É fato que a gastronomia tem um grande potencial de proteger o meio ambiente, já que se calcula que entre 20% e 30% das emissões de gases do efeito estufa estão relacionados com a produção ou distribuição de comida. E assim, a cozinha será cada vez mais importante na luta contra as mudanças climáticas e ambientais.


Apoiados neste cenário preocupante, chefs de cozinha e personalidades importantes da cadeia do alimento, como Ferrán Adrià (elBulli, Espanha), Alice Waters (Slow Food, EUA) e Andoni Aduriz (Mugaritz, Espanha) se reuniram e apresentaram, em ambos os eventos, os seus projetos e ideais - desde hortas no fundo dos restaurantes, transformação da merenda escolar, valorização de meles de abelhas nativas, até laboratórios de pesquisa, aplicativos de celular e fazendas tecnológicas - em prol de um compromisso ecológico e social.




Uma discussão de notoriedade, contemplada nos dois congressos, foi acerca do tema de reaproveitamento total dos alimentos, reciclagem e outros processos. O chef Douglas McMaster (Restaurante Silo, Inglaterra) no Fru.to e o chef Joan Roca (El Celler de Can Roca, Espanha), no Madrid Fusión, encabeçaram debates importantes sobre estas questões. Demonstraram como colocam em prática em seus próprios restaurantes a filosofia do “desperdício zero” e apresentaram desde produtos como um avental feito com plástico, usado para cozinhar no vácuo e bancos de isopor coloridos feitos com embalagens de alimentos, até receitas inovadoras e inimagináveis. De acordo com Douglas, “o desperdício é uma falha da imaginação”. Desperdiçamos alimentos porque não temos ideias melhores (ou o conhecimento necessário) do que fazer com o que sobra.


Por fim, a partir de uma jornada percorrendo diversos temas, projetos e ações de personalidades tão brilhantes - que se reuniram em dois eventos mais do que importantes, NECESSÁRIOS - a lição que fica é: nós precisamos transformar a relação do homem com o alimento de maneira que o meio ambiente, a sociedade e a economia sobrevivam de maneira - se não possível harmoniosa - ao menos coerente.


E nós sabemos o que precisamos fazer e temos as ferramentas para isso, nos resta colocar em prática revendo as nossas ações, informando e educando as próximas gerações. “Nós somos sementes para o amanhã” (Alex Atala, Fru.to 2019).


Thumbnail

PAVÊ DE CHOCOLATE| Aprenda a fazer essa popular receita de Natal - Receitas Brasil a Gosto #21

Canal Instituto Brasil a Gosto
3.231
Thumbnail

Nespresso Brasil | Talentos da Gastronomia | Episódio 8

Canal Nespresso
10.213
Thumbnail

Nespresso Brasil | Talentos da Gastronomia | Episódio 5

Canal Nespresso
9.722
Thumbnail

Nespresso Brasil | Talentos da Gastronomia | Episódio 4

Canal Nespresso
9.459
Thumbnail

Nespresso - Talentos da Gastronomia - Teaser Geral

Canal Foodpass
507
Thumbnail

Cozinha Sem Fronteiras - Villa Lobos

Canal Foodpass
17
Thumbnail

Slow Food: Alimento Bom, Limpo e Justo para Todos

Canal Slow Food
17.404
Comunidade
O que anda rolando no nosso Instagram