#lugardecriançaénacozinha
Mais de 30 opções de lanchinhos da tarde para as crianças!
2 weeks ago • Por Foodpass

Nem sempre temos tempo ou criatividade para preparar diferentes lanchinhos da tarde para os pequenos e podemos acabar recorrendo aos industrializados, que nem sempre são as opções mais saudáveis. Demos um giro em vários sites de receitas e blogs de mães e selecionamos algumas opções de lanches fáceis, divertidos e nutritivos:


  1. Bolinhas de melancia e melão;
  2. Panqueca de banana;
  3. Small bites, com alimentos e superalimentos saudáveis;
  4. Diversas opções de sanduíches;
  5. Muffins doces e salgados;
  6. Legumes com dips.


Veja as receitas completas com várias sugestões de sabores e combinações e ao final, indicações de sites com mais opções de lanchinhos. Qual lanche não falta na sua casa?


1. Bolinhas de melancia e melão

Essa não tem muito segredo, com um boleador faça as bolinhas no miolo das frutas geladas e reserve. Elas ainda podem ser regadas com suco de laranja ou acompanhadas de iogurte e granola.


Fotos: Tastemade/Wholefully


> Bolinhas de frutas para crianças

> Copinho de gelatina de melancia (uma versão um pouco mais rebuscada)

> Salada de frutas com hortelã e mel


2. Panqueca de banana

Com uma receita base dessa panqueca você consegue variar os sabores da massa e acompanhamentos. Solte a criatividade!


Fotos: Baby Foode/Edible Living/Lil Luna


Ingredientes da panqueca:

1 banana nanica madura

1 ovo

3 colheres de sopa de farelo de aveia 


Modo de preparo:

Descasque a banana e amasse com o garfo em um prato fundo ou bowl

Incorpore o ovo na banana 

Acrescente o farelo de aveia até formar uma massa homogênea

Em uma frigideira antiaderente ou untada com um pouco do azeite ou óleo de coco, despeje a massa delicadamente

Mantenha o fogo baixo e deixe cozinhar por 2 minutos de cada lado, até que as bordas fiquem douradas

Transfira para um prato e sirva


Você também pode fazer várias panquecas pequenas, é dividir a massa e cozinhar uma de cada vez.


Para variar a massa, acrescente canela, cacau em pó, coco ralado, uvas passas, sementes como chia e linhaça. E como acompanhamentos: frutas picadinhas, pasta de amendoim, geléia de frutas, granola, mel. São inúmeras combinações nutritivas e deliciosas.


3. Energy balls, com alimentos e superalimentos saudáveis

Energy balls, brigadeiros crus, trufas energéticas são opções ricas em nutrientes, rápidas e fáceis de fazer e constituem um lanchinho delicioso. Basicamente são oleaginosas processadas com flocos de cereais e frutos secos ou desidratados, depois mais uns complementos para dar liga e/ou adoçar até a textura de uma bolinha para enrolar. Elas são apetitosas, super saborosas e as crianças amam, porém precisam ser consumidas com parcimônia, porque podem ser bem calóricas.

As combinações de ingredientes são infinitas, veja aqui as nossas preferidas e solte a sua imaginação para criar as suas próprias receitas com amêndoas, amendoins, nozes, damascos, tâmaras, sementes, coco ralado, raspas de frutas cítricas, cacau e muito mais.